terça-feira, 22 de julho de 2008

Prazer ou pura necessidade?: Comida

Bom, a partir de hoje eu vou fazer uma série de posts sobre as necessidades humanas que têm se tornado cada vez mais prazeirosas. A primeira parte será sobre uma coisa que eu particularmente amo.

A alimentação sempre foi uma necessidade do homem, por ser o meio básico e extremamente necessário de sobrevivência. Sabemos que podemos ficar até 3 semanas sem comer, até chegar ao estado de desnutrição extrema, ocasionando a morte.

Mas confessa: quem consegue ficar mais do que 6 horas sem enfiar um pãozinho que seja na boca??? Muitas das interações sociais acontecem em torno da comida: reuniões de família, negócios, casamento, aniversário, e comemorações de todos os títulos. Esses costumes na verdade são tão antigos que até na época de Jesus, reuniões importantes aconteciam à mesa. Na antiga Roma, verdadeiros banquetes eram preparados. A refeição se tornou mais do que um ritual presente em todas as culturas do mundo. Se tornou sagrado.

Aí vem a era moderna. Calças strech. A invenção do bíquini (inimigo #1 das gorduras localizadas). Culto à beleza.

E as malditas calorias ganharam fama.

Não se vai a lugar nenhum sem ver ao menos uma pessoa fazendo as contas de quantas calorias vai enfiar goela abaixo. O imbecil de começou tudo isso devia ser eliminado da face da Terra.

Peraí. Mas ele já foi!!!

Afinal, essa paranóia que atinge a maioria esmagadora das mulheres - e uma parcela de homens que cresce a cada dia - é tão antiga quanto o tempo. Claro que os padrões de beleza mudaram muito nos últimos século - e até décadas -, mas cada época teve sua zica presente. Evitava-se ingerir certos alimentos que diziam causar isso ou aquilo.

Aí veio o colesterol. As gorduras saturadas. A gordura trans. As veias entupidas, a obesidade, a anorexia, a bulimia, e foi decretada a morte do prazer sem culpa. Porque hoje em dia, comer bem, até pode. Mas se você cair duro vítima de uma mutação genética causada pelos transgênicos, intoxicado pelos agrotóxicos presentes nas verduras ou por excesso de nutrientes e saúde causado pelos orgânicos, não culpe o garçom.

(Mas isso tudo não me impediu de fazer um pavê de limão e morango hoje =D...ADORO!!!)

Nenhum comentário: